14
jul
2016
0

Qual a idade certa para usar sapatinhos em bebês?

A compra do enxoval é o primeiro passo que as mamães dão assim que descobrem que vem um bebê por aí. É roupinha, mantas, bolsas e sapatinhosSapatinhos? Pois é, mas a partir de que idade o bebê vai começar a usar sapatinhos? Essa é uma pergunta que todas se fazem.

Os modelos de sapatinhos flexíveis e com solado reforçado são os mais indicados para quem está aprendendo a andar, mas e os bebês, que mal saem do colo?

Na maioria dos casos, o calçado, ou sapatinhos, são os protagonistas dos armários de bebês. Afinal, o mercado comercializa um modelo mais bonito do que o outro, tornando impossível não cair na tentação de levar alguns para casa.

Até os 12 meses, que é quando o bebê geralmente começa a dar os primeiros passos,  os sapatinhos, ou o sapato é basicamente um acessório que acompanha a roupinha. Até esta idade, o aconselhável é que o pé fique bem confortável. Então, priorize, os sapatinhos, com materiais como lã e tecidos leves e com solado pouco resistente. Já quando o bebê vai para o chão e começa a andar, priorize os calçados que dão firmeza aos pés da criança. Assim, ela se sentirá segura para dar os primeiros passos. Conforme a criança cresce, os modelos de sapatinhos podem ir variando: tênis, sandálias e papetes sempre têm espaço na sapateira dos pequenos.

Flexibilidade é essencial para todos os calçados e sapatinhos. A sola dos sapatinhos terão que seguir os movimentos do pé durante o andar, principalmente na hora em que a criança deposita seu peso sobre os dedos. Calçados ou sapatinhos com solados muito resistente podem prejudicar o desenvolvimento dos pequenos. Opte por aqueles que possuem solas de borracha e evite as fabricadas em couro pouco flexível ou madeira.

Você bem sabe que criança perde os sapatinhos muito rápido. Por isso, um número maior é mais aconselhável, assim a caixa da frente permite que os dedos fiquem livres para o crescimento. Mesmo assim, fique atento ao comportamento do seu filho. “Se remove o sapato com frequência, pode ser o indício de desconforto”, explica o especialista. Além disso, os pais devem inspecionar periodicamente os pés dos filhos à procura de bolhas e vermelhões, indícios de que o calçado e sapatinhos precisa ser trocado.

Recomendado

Modelos de tênis básicos infantis para toda hora!
Aposte na versatilidade e encontre o match perfeito
Peças unissex são um meio de inserir os pequeninos num mundo diverso e divertido
3 itens que vão te ajudar com o recém-nascido

Deixar uma Resposta