20
jul
2016
0

Qual a diferença de sapato de couro e sintético?

O inverno chegou, e muitas pessoas tiram os seus sapatos de couro ou sapato de couro do guarda-roupa. Para as crianças, quanto mais proteção nos pés nesses dias frios, melhor. Uma pergunta, contudo, sempre fica no ar. Afinal, qual é a diferença do sapato de couro e sintético?

Cada vez mais comuns, a presença de produtos feitos à base de compostos que imitam o sapato de couro pode gerar confusão a respeito de como cuidar da peça. Por isso, antes de tudo, é preciso aprender a diferenciar o couro natural da versão “sintética”.

O que se chama sapato de couro  sintético é na verdade um laminado com um tipo de substrato (tecido ou não tecido), geralmente derivados de petróleo. Existem várias formas de fazer esse laminado. Normalmente eles são cobertos com materiais como o poliuretano (PU). O que acontece é que tem gente que faz com uma perfeição tão grande que parece o sapato de couro.

No caso do sapato de couro, o couro normal, ele é uma pele, e por isso, deve ser hidratado. Se ele ficar por muito tempo no armário, pode ficar craquelado. Já o sintético, como é mistura química, vai soltando com o tempo, com a lavagem. Ou seja, ele dura pouco tempo, pois tendem a esfarelar e podem ficar comprometidos pela umidade ou se ficarem muito tempo guardados. A vida útil destes produtos, no entanto, varia.

Para não se enganar na hora de comprar um sapato de couro, a associação brasileira de curtumes dá quatro passos para reconhecer um couro legítimo:
Toque a superfície: no sapato de couro, o couro possui textura e padrões irregulares, enquanto o sintético deve ser mais uniforme.

Teste a flexibilidade: o sintético costuma ser menos elástico do que o original, sapato de couro.

Procure a etiqueta: os fabricantes são obrigados a descrever a composição do produto do sapato de couro.

Sinta o aroma: mesmo após todos os tratamentos, peças de couro, no caso o sapato de couro, costumam continuar com um cheiro característico.

A última dica: Olhe a etiqueta interna da peça, e veja se há a definição “100% couro” ou “100% leather”. Os produtos chineses geralmente identificam com a verdade quando o couro não é verdadeiro.

Recomendado

Modelos de tênis básicos infantis para toda hora!
Aposte na versatilidade e encontre o match perfeito
Peças unissex são um meio de inserir os pequeninos num mundo diverso e divertido
3 itens que vão te ajudar com o recém-nascido

Deixar uma Resposta