25
jan
2017
0

Como escolher o sapato ideal para as crianças

Escolher o sapato ideal das crianças não é uma das tarefas mais fáceis em meio a tantos modelos, tanto para as meninas como para os meninos. Fechado, aberto, básico, estampado, com LED, de rodinha… Mas fique atento. Além da beleza e do modismo, o sapato precisa ser principalmente confortável, funcional e saudável para o crescimento de pequenos pés?

A Girassol Calçados oferece uma grande variedade de modelos, que vão combinar com o estilo do seu filho.

A preocupação com a compressão dos pés é fundamental em qualquer fase da vida. Os pais precisam lembrar que os pezinhos crescem rápido demais e, dali dois meses, o sapato que ficava ótimo não vai servir mais. A dica do especialista é comprar um número maior, desde que ele não saia dos pés na hora de andar. Além de durar por mais tempo, fica mais leve para a criança.

Ao escolher o calçado, os pais devem levar em conta a sola do sapato, que deve ser ao mesmo tempo resistente e flexível para acompanhar os movimentos dos pés. Isso significa que se deve evitar tanto os modelos com borracha grossa quanto aqueles muito fino que quase não oferecem amortecimento entre o pé e o chão. Como os pés são a base de sustentação do corpo, uma sola ruim pode causar a longo prazo sobrecarga para joelhos e coluna. Crianças que praticam alguma atividade física precisam de sola com amortecedor de impacto.

Outro ponto a se observar é a existência de ranhuras. Quanto mais, melhor, uma vez que facilitam o atrito com o chão e evitam quedas e escorregões. Só não se esqueça que o conforto é fundamental para o desenvolvimento saudável dos pés.

Outra dica. Deixe os modelos de couro, plástico e verniz para as ocasiões especiais. No dia a dia, o ideal são os tipos feitos de camurça, tecido, nylon ou lona. Além de mais flexíveis, são – ótima notícia! – mais fáceis de limpar.

Recomendado

Modelos de tênis básicos infantis para toda hora!
Aposte na versatilidade e encontre o match perfeito
Peças unissex são um meio de inserir os pequeninos num mundo diverso e divertido
3 itens que vão te ajudar com o recém-nascido